Os 10 Principais Erros de Adaptação dos Filmes de Harry Potter

postado em: Cultura, Filmes | 4

Primeiramente gostaria de deixar claro que sou muito fã (com ênfase no muito) na saga Harry Potter, dito isto ressalvo que isso não afeta o meu senso crítico diante da destruição cinematográfica de algo tão extraordinário.

 

1 – Os Filmes Não Foram Bem Adaptados

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Existe algo chamado “adaptação para o cinema” que é quando fazem um filme baseado em fatos do livro, ou seja, não segue a história totalmente a risca, mas sim criam algo possível a partir do livro como base, porém como fã de diversas sagas, acredito que nestes casos, principalmente à que deu inicio nesse frenesi de leitura infanto-juvenil, a melhor opção seria seguir a historia original, ou pelo menos não destruir fatos tão relevantes de forma grotesca. Quando um fanático pela história vai ao cinema, e neste caso uso eu como a fanática, busco encontrar o livro cuspido na telona, ver as asas da imaginação ganhar vida, e certamente qualquer pessoa que ame Harry Potter como eu amo, sabe que não foi isso que aconteceu no decorrer dos filmes da série.

 

2 – Constante mudança de Diretores

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Os oito filmes da saga, contaram com quatro diretores: Chris Columbus em “A Pedra Filosofal” e a “Câmara Secreta”, Alfonso Cuarón em “O Prisioneiro de Azcaban”, Mike Newell em “O Cálice de Fogo” e David Yates em “A Odem da Fenix”, “O Enigma do Principe” e “As Relíquias da Morte parte I e II”, o que obviamente enterviu muito na forma em como a história foi mostrada. Compreendo que cada um teve seu ponto de vista, e muitas vezes deram o melhor de si, mas existiram diversos problemas que contribuíram para existência dessa lista. Por exemplo, a “brilhante idéia” de Alfonso Cuarón, um diretor que admiro muito, de mostrar os personagens com roupas de trouxa que foi acatada com louvor pelos seus sucessores, ou tantos erros de David Yates, que com certeza deveria ganhar um exemplar exclusivo de hogwarts: Uma História.

 

3 – Roupas de Trouxa?

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

A mudança é bem clara na transição da “Câmera Secreta” para o “Prisioneiro de Azkaban” já que como dito acima, foi uma idéia pouco feliz de Alfonso Cuarón, todos os outros filmes seguem a mesma identidade, o que foi uma pena. Grande parte da magia do mundo de Harry Potter é o fato de que bruxos têm dificuldades de vestir o que eles chamam de “roupas de trouxa”, porém em algumas cenas como Malfoy saindo do Expresso de Hogwarts em “O Enigma do Príncipe” onde ele veste um terno e carrega uma maleta, que o fazem parecer um padre, ou um homem jovem de negócios, ou os bruxos “policiais” de “Relíquias da Morte parte I” onde o vestuário é tão destoante do esperado que passei a achar cômica uma das cenas mais fortes do filme.

 

4 -Mudanças de Foco na História

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Outro grande problema ocorre em O Enigma do Príncipe (David Yates não deve ter lidos o livro sério, não é possível!), onde o foco do livro: Horcruxes, Dumbledore e um livro de poções misterioso, não são bem o foco do filme: Romance. Sei e todos que leram também sabem que realmente é o livro mais “romântico” da saga, mas nunca chega nem perto de virar tão Gossip Girl quanto o filme mostra.

 

5 –  Aparatar em Hogwarts?

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

 

Eu me pergunto quantos segundos de cena seriam perdidos em mostrar os personagens subindo em vassouras? Mais uma de David Yates. A cena de “O Enigma do Príncipe” onde Dumbledore que se mostra sempre humilde e bondoso no livro, demonstra um ego imprescindível dizendo, “eu posso aparatar em Hogwarts”, a frase é tão icônica que virou um “meme” entre os fãs.

 

6 – Falta de Tempo e/ou Orçamento

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

O que aconteceu nos últimos filmes da saga “As Reliquias da Morte parte I e II” nem Merlin explica, cenas que deveriam ter um imenso cuidado e importância são gravadas em um mal feito e grotesco chroma key. O beijo de Rony e Hermione que acontecia nos corredores, passa a ocorrer dentro da “câmara secreta” que nesta versão conta com um cenário incrivelmente falso. O mesmo ocorre quando Harry entra na sala do diretor e a penseira flutua mentirosamente ao seu alcance. Provavelmente o problema foi mais o tempo do que orçamento com um projeto que já durava vários anos, e com atores que não paravam de “crescer” eles tiveram que agir rapidamente para manter os mesmos dentro das idades dos personagens ou próximo disso, de qualquer forma foi bizarro.

 

7 – Cenas Importantes Removidas e Cenas Desnecessárias Acrescentadas

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Em “O Cálice de Fogo” uma das cenas mais esperadas, era a apresentação dos mascotes e o jogo da Copa Mundial de Quadribol, por mim, e pelo visto por todos meus companheiros de cinema, já que ocorreu um pequeno rebuliço quando a cena foi cortada. O 4º livro da série era até então o maior, por isso foi necessário um grande corte de cena, porém a decepção foi forte e duradoura naquele momento. Enquanto alguns precisaram poupar cenas, no entanto, outros decidiram em “O Enigma do Príncipe” que seria uma ótima ideia queimar A Toca (Casa de Rony e sua família), quando isso na verdade nunca acontece na historia original.

 

8- Voldemort é Bonzinho

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Quando comecei a ler Harry Potter tinha por volta dos 10 anos, e tinha pesadelos varias noites assombrados por Voldemort, o grande vilão de série, porém o personagem é tão menosprezado que passei a temer ele menos do que uma fada mordente. A aparência “ofídica” do personagem é lembrada somente pela falta de nariz do personagem, que virou piada entre os fãs. Além disso, faltam os famosos olhos vermelhos, que no filme parecem mais com os de um vampiro. Mas é somente no final da saga que ele se revelou um grande comediante, com cenas onde ele da gargalhadas como HE HEHE e abraça o personagem de Draco Malfoy, o que aos meus olhos foi uma péssima forma de demonstrar a fraqueza do personagem antes de sua morte.

 

9 – Onde Estava J.K Rolling?

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

Descobri depois das gravações dos filmes, (o que sempre desconfiei) J.K Rolling precisou aprovar todos os roteiros, por isso tenho fortes motivos pata acreditar que sequestraram e doparam J.K Rolling pois existem tantos erros escrotos de roteiro nesses filmes que tenho vontade de levar uma Avaka Kedavra bem no meio da cara! Jamais insultaria J.K. Porém acredito que ela estava bêbada, dopada, porque pelo amor de Merlin não é possível!

 

10 – Harry Quebra a Varinha das Varinhas

Os 10 Principais erros dos filmes de Harry Potter

 

O auge da minha insatisfação, porém ocorre bem no final de “Reliquias da Morte parte II”, ou o “gran finale” onde “badabim badabum” segurem seus hipogrifos: Harry quebra a Varinha das Varinhas como se ela fosse menos do que um graveto ou um Tronquilho! Foi tão chocante que quando subiram os créditos eu não tinha certeza se chorava de desgosto, frustração ou de felicidade, pois finalmente ninguém poderia estragar mais nada do meu Harry Potter.

Dito isso, agradeço a participação de todos os envolvidos, afinal independente dos erros citados acima por uma fã muito exigente. A ideia de transformar os livros em filmes agregou muito valor para a franquia, resultando até mesmo em um parque temático na Disney – Orlando, e promovendo novas formas de transcrever a historia como o Pottermore e a criação de novos filmes do mundo mágico, e provavelmente tornando o mundo de Harry Potter, eterno.

 

 

Você quer meu Moletom da Luna Lovegood? Compra aqui ó: http://www.bit.ly/1pkUMYL

Se você tem uma opinião diferente, ou alguma coisa acrescentar pode deixar seu comentário abaixo! Opiniões diferentes são sempre bem vindas.

 

Share
Seguir Luma Fachini:

desbravando, explorando e curiando, tornando o mundo cada dia mais meu.

  • Alex Gomes

    Apesar de todos erros citados, ainda foi a melhor adaptação de um livro para filmes que ví.
    Porque se comparado com “Eu sou o numero quatro”, essa adaptação sim é um lixo, me deu ódio.

  • Israel Lima

    Por isso não ganhou Oscar -.-
    E também, com as exigências da autora logo quando a Warner comprou os direitos cinematográficos… “Ah, eu só quero ator Britânico, ah eu não quero isso, ah eu quero aquilo…” Aí complica -.-

  • JORDANA ALVARENGA

    Tem um erro que tb notei no filme, mas como não li os livros, queria saber se este “erro” pertence somente ao filme.
    No HP Deathly Hallows part 2, não entendi pq a Luna Lovegood apareceu em Hogwarts, se no filme anterior ela tinha acabado de ser resgatada do sequestro e levada a uma cabana na praia por ser um local seguro. Como e pq motivo ela foi para Hogwarts, se a escola estava sendo controlada pelos seguidores de Voldemort e os alunos sendo torturados? Obviamente que, por ela ter sido resgatada pelo próprio Harry, se ela fosse para Hogwarts seria novamente aprisionada e torturada para revelar sobre o seu paradeiro.

  • MiliorQueTem

    Sobre os olhos do voldemort ser azuis, o produtor queria dar um tom mais de humano para ele, e que amedontrasse mais as pessoas fazendo ela ver o voldemort e saber que aquilo era um humano saca?