Cidadania Italiana Meu Passo a Passo

postado em: Destaque, Meu Mundo | 2

Em uma noite de calor extremo depois de uma discussão longa e desanimadora, procurávamos um motivo pra seguir em frente, foi quando o Felipe sugeriu que mudássemos para Europa.

Eu não tive duvidas naquele momento que seria mais uma ideia engavetada apos beber uma duas ou três.  Mas eu não queria mais discutir nada e sem querer selei um pacto, demos as mãos e combinamos de viver uma loucura.

 

Então veio a duvida numero um, como faríamos para viver legalmente na Europa?

Foi quando eu pensei em procurar mais sobre Cidadania Italiana, meu avo era italiano e eu sempre tive curiosidade sobre o tema, mas fui bastante desencorajada diversas vezes, todos diziam ser algo muito difícil, praticamente impossível, porem essa foi a primeira vez que procurei por mim mesma sobre o tema, e não vou mentir, poderia ser mais fácil sim, mas quando queremos algo de coração e chegamos em um ponto de nossas vidas aonde temos condições de investir em melhorar nossa vida, certas dificuldades valem a pena.

Humildemente agora, lhes apresento o meu passo a passo na esperança de ajudar aqueles que possuem o mesmo sonho que o meu.

Por Onde começar ?

Basicamente o processo se resume em ligar o seu antepassado nascido na Itália até você 🙂 Isso precisa ser comprovado através de documentação, por isso seu primeiro passo é descobrir se você possui realmente esse direito, e buscar através dos seus parentes essa arvore genealógica de ligação.

Fiz esse fluxograma simples que pode ajudar você a descobrir se possui o direito ou não:

 

Cidadania Italiana Meu Passo a Passo

 

Eu Tenho o Direito e Agora?

Apesar de constituir em um processo bastante burocrático, a cidadania italiana tem como vantagem não possuir um limite de parentesco, isso significa que não importa o quão longe seja o seu parentesco com um italiano, se essa linha existir você poderá segui-la.

Apos descobrir o nome do seu antepassado, você precisa de um documento que comprove que ele nasceu na terra das olivas, ou seja, a certidão de nascimento ou o comprovante de batismo, alem disso, é necessário uma serie de documentos em um formato especial que liguem vocês.

 

Como Reunir Todos os Documentos Necessários?

Nesta etapa vamos iniciar com o mais simples de ser feito, até aquilo que pode ser dependendo do seu nível de parentesco e conhecimento sobre o nascido na Itália, difícil.

Todos os documentos brasileiros que existirem entre seu antepassado e você (certidões de nascimento, casamento e óbito) , devem estar no formato Intero Teor, para conseguir esses documentos, basta que você entre em contato com o cartório que expediu o documento original, muitos cartórios possuem e-mails próprios facilmente encontrados no Google, e facilitam o processo de entrega utilizando os correios.

O cartório ira solicitar dados básicos para encontrar o documento e assim, refaze-lo neste novo formato, cada documento possui um custo para ser refeito, portanto você pode pedir previamente um orçamento.

Neste caso é muito importante lembrar que quando você for trazer estes documentos para Itália, eles devem ter sido emitidos dentro de um prazo de seis meses, por isso paciência antes de sair fazendo tudo pra ser mais rápido (eu fiz isso), tenha certeza sobre os seus prazos antes de sair pedindo os documentos para os cartórios, minha dica é fazer os orçamentos e quando estiver tudo ok, você solicita os documentos.

 

Documento Original do Antepassado Italiano?

Esse documento pode ser razoavelmente difícil de conseguir, depende o quão longe é o seu grau de parentesco, e o seu conhecimento sobre o Nono.

Se você sabe em que província ou cidade nasceu o seu antepassado, e o nome completo do mesmo você pode procurar através do Google o e-mail do cartório italiano que expediu sua certidão, lembrando que aqui os cartórios são chamados de Comune, e você precisa enviar o tal e-mail sempre em italiano, e com muito respeito porque de gente sujando o nome do Brasil em órgão publico já esta cheio.

Caso você não possua nenhuma informação, sera necessário contratar uma agencia ou um consultor(a) que ajude você a encontrar esse documento. Falaremos mais sobre isso no próximo tópico.

Alem da certidão de Nascimento, também é necessário a Certidão Negativa de Naturalização que é um documento que comprova que o seu antepassado não escolheu virar cidadão brasileiro apos imigrar. esse documento pode ser expedido facilmente através do site oficial CNN, basta ter algumas informações básicas.

Cidadania Italiana Meu Passo a Passo

 

 

Legalização através do Itamarati ou ERESP

Qualquer documento expedido no Brasil que tem como finalidade ser utilizado no exterior precisa ser legalizado pelo pais, ou seja, através do Itamarati em Brasilia ou ERESP no estado de São Paulo.

No meu caso utilizei o ERESP, que funciona da seguinte maneira, quando você tiver em mãos todos os documentos já no formato Inteiro Teor e a Certidão Negativa de Naturalização, você precisa ir ate a Rua Consolação próxima a Av. Paulista e esperar em uma pequena fila, o ERESP funciona de forma rápida, foram muito atenciosos comigo, esse processo também pode ser feito através dos correios, para maiores informações sobre o que sera melhor pra você visite o site do ERESP.

Tradução dos Documentos

Chegamos agora na metade do processo, onde precisamos que os mesmos documentos em Inteiro Teor e legalizados pelo Itamariti/ERESP sejam traduzidos para o italiano, somente desta forma o processo poderá ser iniciado na Itália.

Existem dois tipos de tradução: a simples e a juramentada, quem determina qual formato a tradução deve ter é o consulado italiano do seu estado, consulte o site do consulado para mais informações.

Em São Paulo o consulado italiano aceita ambos os tipo de tradução, porem vamos lembrar que mesmo que o seu nível de italiano seja razoável, qualquer erro nesses documentos podem fazer a diferença entre o seu processo ser aceito ou não, por isso eu indico que você contrate um tradutor juramentado, o valor é alto, porém pior sera ter problemas futuros por conta de um tradutor inexperiente!

Quem precisar de indicação de um tradutor juramento em SP, pode deixar um comentário requisitando, com o seu e-mail de contato ,)

 

Legalização no Consulado Italiano

Estamos agora chegando ao fim do processo que deixa os documentos prontos pra viagem, mas antes precisamos que todos esses documentos sejam reconhecidos pelo consulado Italiano.

Cada documento deve ser reconhecido de acordo com o estado que foi emitido, por exemplo, se o seu avo nasceu em Brasilia, e o seu pai no Rio de Janeiro, ambos os consulados precisam legalizar os respectivos documentos para que eles possam valer na Itália.

Cada consulado também possui sua própria forma de agendamento, o de São Paulo acontece através do site, vou deixar aqui um vídeo que contem o passo a passo do processo do Vlog Minha Saga.

Quando você chegar nessa etapa, vai descobrir que é quase impossível agendar seu horário no consulado de São Paulo, eu demorei cerca de 15 dias para conseguir um agendamento para um mês depois daquele dia.

Tenho duas dicas que podem ser uteis nesse momento, a primeira é que as vagas abrem todos os dias a 00h de Roma, por isso fique ligado nesse horário para conseguir pegar um dia livre, geralmente o site fica lerdo, trava tudo, e em minutos já não existem mais vagas, mas seja persistente e abra varias abas e tente confundir o sistema de todas as formas possíveis, em algum momento você vai conseguir.

Depois de agendado você deve comparecer no horário marcado, tenha um dia todo disponível e uma carteira bem gorda (eles também aceitam debito) cada documento custa cerca de 50R$ para ser legalizado.

Como Dar Entrada no Processo?

Para iniciar o processo aqui na Itália, é necessário que você tenha uma residencia fixa aqui, o processo é dividido em:

1- Entregar a Documentação no Comune

2- Aguardar a confirmação de residencia pelo vigile (policial especifico)

3- Aguardar a Non Renuncia do Brasil  (um documento expedido pelos consulados italianos no Brasil que provam que ninguém da sua linhagem negou a cidadania italiana.)

Se você chegou ate aqui, deve ter percebido que não é um processo simples de ser feito, principalmente sem um auxilio. Na verdade reunir os documentos é somente o primeiro passo a ser feito antes de vir a Itália, existe um mundo de informações que devem ser consideradas quando se trata de um processo que pode mudar sua vida.

Eu optei mesmo depois de ler muita informação no Minha Saga a contratar alguém de confiança para iniciar meu processo, ainda estou no meio dele aqui na Italia com o Claudio Caio do Cidadania Italiana Caio, eu recomendo o serviço dele e qualquer duvida particular também pode ser deixada nos comentários, ou via e-mail.

 

Esse post conta principalmente o que eu aprendi com o processo, qualquer duvida que eu puder responder pode deixar aqui no blog ou em qualquer uma das minhas redes sociais, farei o possível para ajudar quem me procurar.

 

Espero que o post tenha te ajudado de alguma forma, até a próxima!

 

 

 

 

 

Share
Seguir Luma Fachini:

desbravando, explorando e curiando, tornando o mundo cada dia mais meu.

  • Flávio Mariano

    Boa tarde Luma. Tudo bem? Parabéns pela iniciativa do blog. Está com design bem clean e de fácil acesso.
    Entretanto, gostaria de comentar o fluxograma que você colocou nessa postagem. Você se enganou ao incluir os critérios do antepassado mulher, ao afirmar que aqueles que possuem alguma mulher nascida antes de 1948 não teriam direito direito ao reconhecimento da cidadania italiana.
    Na verdade o que importa é saber se o filho dessa mulher nasceu antes ou depois de 01/01/1948 para determinar se o procedimento de cidadania será pela via administrativa (após 1948) ou pela via judicial (antes de 1948).
    Por favor, não me tenha mal, meu intuito com esse comentário é apenas o de ajudar a enriquecer o seu conteúdo.
    Abraço,
    Flavio

  • Alex Rufato

    olá Luma! obrigado pelo post! esclareceu muitas dúvidas, estou travado no processo de agendamento no consulado de SP já tem 3 meses!! nunca consigo agendar! alguma dica para conseguir passar essa etapa? Obrigado mais uma vez! ^^